Home / Cultura / Parceria Cultural Inovadora

Parceria Cultural Inovadora

João Pessoa se prepara para recebe circuito cultural inovador com oficinas, debates e shows gratuitos entre os dias 30 de maio e 1º de junho de 2025, no Centro Histórico de João Pessoa, onde ocorrerá uma intensa programação cultural com atividades formativas e apresentações artísticas abertas ao público. A iniciativa é fruto da colaboração entre a Fundação Cultural da capital paraibana (Funjope) e a plataforma Coquetel Molotov Negócios, que trazem para a cidade uma experiência de intercâmbio criativo e fortalecimento do setor cultural.
Na tarde da quinta-feira, dia 15 de maio, representantes da organização do evento se reuniram com a direção da Funjope, para alinhar aspectos operacionais, desde a segurança até o envolvimento com artistas e profissionais locais. Para Alves, o projeto contribui diretamente com a profissionalização do cenário cultural pessoense, além de ampliar o acesso a reflexões sobre os desafios do mercado artístico contemporâneo.

“O festival carrega uma bagagem significativa de Pernambuco, e ao trazê-lo para João Pessoa, estamos investindo numa abordagem estratégica para pensar o futuro da nossa música e da produção cultural. Temos uma tradição musical muito forte e precisamos preparar nossos agentes culturais para lidarem com as transformações do setor”, avaliou o gestor.


Ana Garcia, idealizadora do Coquetel Molotov, destacou a importância da parceria institucional. “Chegar a uma cidade nova com uma proposta que vem de outro estado requer cuidado e escuta ativa. A acolhida que tivemos da Funjope foi fundamental para tornar essa iniciativa possível. É gratificante ver esse comprometimento com a cultura local e com a criação de diálogos entre diferentes territórios artísticos”, afirmou.
A edição 2025 do Coquetel Molotov Negócios contempla também a cidade de Campina Grande, onde ocorrerá nos dias 17 e 18 de maio. Já na capital, a programação se estende até o início de junho, com destaque para ações que valorizam as tradições populares — como as quadrilhas juninas — e impulsionam a música independente nordestina.

Durante os encontros em João Pessoa, artistas previamente selecionados terão a oportunidade de apresentar suas trajetórias em sessões de pitching no Vila do Porto, entre 10h e 12h. Alguns desses nomes serão convidados a subir ao palco do Largo de São Frei Pedro Gonçalves, em showcases abertos ao público no dia 1º de junho.
Com mais de duas décadas de atuação, o Coquetel Molotov é um dos maiores eventos voltados à música alternativa no Brasil. Ampliando sua proposta por meio do braço Coquetel Molotov Negócios, o projeto passou a incluir uma série de iniciativas voltadas à capacitação de profissionais da cultura, por meio de debates, oficinas e conexões entre artistas e produtores.

Ao estabelecer novas rotas culturais e promover a circulação de ideias, o festival reafirma seu compromisso com a diversidade, a inovação e a criação de oportunidades no ecossistema da música e da economia criativa.